Publicações

Créditos: Ana Laura Kawabe/Alternativa - 01/08/2017

Deputado diz que vinda de yonseis ao Japão não terá tantas restrições

"No momento, ainda não há absolutamente nada decidido”, escreveu Mikio Shimoji em uma rede social

Tóquio - O deputado japonês Mikio Shimoji, que está envolvido na causa de concessão de visto para yonseis (descendentes de quarta geração), escreveu um comunicado em sua página na rede social Facebook, contrariando uma reportagem recente do jornal Yomiuri.

 

A reportagem, que foi divulgada no site da Alternativa Online na segunda-feira (31), mostra que os vistos para a quarta geração podem não ser tão fáceis como muitas pessoas imaginaram.

 

O jornal afirma que a liberação de entrada para yonseis terá restrições como limite de idade (de 18 a 30 anos) e conhecimento básico no idioma japonês. O novo residente também teria que fazer um teste mais avançado do idioma (equivalente ao N3 do exame de proficiência) para prorrogar a permanência e não estaria apto a estender o visto a familiares.

 

Outro ponto que trouxe grandes desilusões aos yonseis foi a possibilidade do visto ser limitado a mil pessoas por ano. A comunidade chega a 159 mil pessoas no Brasil e a restrição de número poderia deixar muita gente esperando por anos pela oportunidade.

 

Para Shimoji, as especulações do jornal foram exageradas e ainda não é o momento de pensar em restrições.

 

“O jornal Yomiuri de hoje (segunda-feira, dia 31) publicou um artigo sobre o direito de permanência dos yonseis no Japão. No momento, ainda não há absolutamente nada decidido. Não acredito que haverá tantas condições para a entrada da quarta geração”, disse o deputado em sua rede social.

 

Shimoji também mostrou uma inclinação do governo em facilitar a vinda dos descendentes de quarta geração, ao contrário do que a reportagem havia mostrado.

 

“Acreditamos que é muito importante facilitar a vinda dos yonseis e construir um ambiente mais tranquilo, onde os novos residentes possam se esforçar para construir uma vida no Japão”, finalizou.

 

Em uma visita recente ao Brasil, Shimoji deu a notícia sobre os progressos obtidos junto ao governo japonês pela liberação de entrada aos yonseis. O deputado surpreendeu a comunidade em São Paulo ao falar sobre a possibilidade do visto ser liberado a partir de novembro deste ano.

 

Se a estimativa estiver correta, as discussões referentes a possíveis condições para a entrada dos yonseis ao Japão devem começar nos próximos meses. 

Rua dos Buritis, 128 - Sl. 402 A - São Paulo -  SP - Cep:04321-000

Tel: (11) 5011-3992 / 2367-8019 - Whatsapp: (11) 96422-3071